Prefeitura Municipal de Nova Boa Vista


Domingo, 28 de Maio de 2017
Ir para o conteúdo

Menu principal:

KOLONIE FEST


       6ª Kolonie Fest reafirma grandiosidade e potencialidades Novaboavistenses

 

      Ocorreu no último final de semana, de 24 a 26 de julho, no município de Nova Boa Vista, a 6ª edição da Kolonie Fest – Feira da Indústria, Comércio, Agroindústria e Exposição do Gado Leiteiro. O evento, mais uma vez, foi a demonstração da grandiosidade e das potencialidades que o município possui, nos setores moveleiro, da confecção, alimentício, maquinário, agroindustrial, dentre outros.

      A Feira, que já é referência em nível regional, teve sua primeira atividade na manhã da sexta-feira, 24, com o Seminário “Desafios na Produção Leiteira”, promovido pelo Laticínio Boavistense. O momento contou com palestras do Coordenador Regional da Emater/RS-Ascar, Francisco Frizzo, do Professor da UPF, Carlos Bondan, do Veterinário Jairo Fink, e do Secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, que abrangeram assuntos como a estrutura da pequena propriedade produtora de leite do norte do RS, a manutenção da qualidade do leite na propriedade rural, bem como a sanidade do rebanho leiteiro na região.

      Às 14h30min foi realizada a Abertura Oficial da 6ª Kolonie Fest. A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal, Márcio Thums; da Primeira-Dama, Marta Thums; do Vice-Prefeito, Vilson Colli; da Segunda-Dama, Venilde Colli; das Soberanas da Feira Eduarda Jahn, Gabriela Knob e Samara Wutke; além dos Vereadores do município; Parlamentares Estaduais e Federais; lideranças políticas; expositores; prefeitos e soberanas de outros municípios; imprensa regional; servidores públicos e comunidade em geral.

      Na ocasião várias autoridades locais, políticos e representantes de esferas de governo manifestaram-se, enaltecendo o trabalho da Comissão Organizadora e da Administração Municipal que, por meses, planejaram e organizaram a Feira, de modo que pudessem visualizar o êxito total das ações projetadas.

      Por fim, o Prefeito Municipal de Nova Boa Vista, Marcio Thums, fez o seu pronunciamento, destacando a parceria estabelecida com a Câmara de Vereadores, com a Comissão Organizadora, Acisa e com as lideranças políticas presentes, classificando ainda como papel fundamental para a viabilização da 6ª Kolonie Fest o auxílio dos patrocinadores e apoiadores. Em sua fala, Marcio destacou que a Feira está mostrando para todo o Rio Grande e para o Brasil o potencial da indústria local, do agronegócio, do comércio e outros setores. Ele citou os empreendedores e organizadores como exemplos de profissionais capazes, audaciosos, parceiros e impulsionadores das atividades locais. Ao final, agradeceu a presença de todos e convidou os presentes para conhecerem a infraestrutura da Feira.

      Após a Abertura Oficial, o público dirigiu-se até a entrada principal do Ginásio Pe. Urbano Maldaner, onde se sucedeu a benção do Padre Elio Eilert e a abertura da visitação, na qual o público presente pôde conferir a qualidade e a variedade dos produtos expostos: os estandes do espaço interno contemplaram, sobretudo, a exposição dos produtos da agricultura familiar, do artesanato, da confecção e comércio varejista, enquanto no espaço externo predominou a mostra do gado leiteiro, máquinas, equipamentos, veículos, insumos agrícolas, dentre outros itens.

      Às 16h30min, prefeitos municipais e demais autoridades pertencentes à Associação dos Municípios da Zona da Produção estiveram reunidos, a fim de discutir assuntos pertinentes às administrações locais.

      Ainda na sexta-feira, pela parte da noite, um grande público prestigiou as apresentações das Invernadas Artísticas Pré-Mirim e Mirim do CTG Porteira Aberta, no lonão, e divertiu-se nos shows de Garotos de Ouro e Rogério Magrão e Banda.

      Já no sábado, 25, a programação iniciou às 09h00min, com a abertura dos pavilhões. Também neste horário teve início o Seminário “Desafios da Agricultura Familiar na Produção de Alimentos”, com Coordenação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na ocasião, o Engenheiro Agrônomo da CCGL, Luis Otávio da Costa de Lima, apresentou um painel sobre a importância da assistência técnica na atividade leiteira. Na sequência, a Assistente Técnica Regional da área social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer, explanou sobre a produção e consumo de alimentos saudáveis. Por fim, o coordenador de políticas agrícolas da Fetraf-Brasil, Celso Ricardo Ludwig, explanou sobre políticas públicas para a agricultura familiar.

      Na ocasião, mais de 20 formandos do Curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária, promovido pelo PRONATEC Campo através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, também receberam seus certificados de conclusão do Curso, ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Luciano Schwerz.

       A atividade, que seguiu com um delicioso almoço, foi uma comemoração à passagem do Dia do Colono e do Motorista, cujas categorias são responsáveis por produzir e transportar a maioria dos alimentos que o povo brasileiro põe à mesa.

      O espaço da Emater/RS-Ascar na 6ª Kolonie Fest foi uma atração à parte. A ornamentação com peças artesanais produzidas pela equipe e por agricultoras do município atraiu muitos visitantes. No espaço, foram trabalhados temas como a segurança e soberania alimentar e a conservação do solo e da água.

      Para chamar atenção dos visitantes, um painel informativo mostrando a porcentagem de sódio, gordura e açúcar de alimentos industrializados estava exposto, apresentando, em contrapartida, os benefícios dos alimentos naturais. “Nossa intenção é a conscientização das pessoas. Você sabe o que está comendo? Essa é a pergunta que fazemos. Não queremos proibir o consumo de nenhum alimento, pois muitos já fazem parte da alimentação das pessoas. Mas queremos conscientizar e reduzir esse consumo e estimular o consumo de alimentos naturais, aqueles produzidos na pequena propriedade, que são mais saudáveis, contêm mais vitaminas e minerais. Dessa forma, valorizamos também a qualidade e diversidade de produtos oriundos da agricultura familiar”, explicou a extensionista da área social da Emater/RS-Ascar, Thais Albarello.

      O artesanato também foi destaque no espaço da Emater/RS-Ascar, visto que é uma atividade muito forte entre as mulheres agricultoras do município, que encontram nesta uma forma de geração de renda e embelezamento da propriedade. Através de capacitações, as agricultoras aprendem a utilizar material reciclado e restaurar peças antigas, transformando-as em belos objetos decorativos. “Esta é uma forma também de resgatar um pouco da história das famílias, das atividades realizadas na propriedade”, completou Thais.

      Sobre conservação de solo e água, o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Valdinei Bazeggio, demonstrou três diferentes realidades: solo desprotegido, solo com cobertura e plantio em nível com terraço e solo com cobertura e plantio morro abaixo. Nesse espaço, os visitantes puderam entender os principais problemas na conservação do solo, como cultivo no sentido do declive, plantio direto sem terraço, sem rotação de cultura e baixa produção de resíduos culturais. Para solucionar os problemas é preciso fazer análise do solo, dividir as áreas conforme a declividade do terreno, fazer o terraceamento integrando lavoura e estrada para conservação de água, solo e nutrientes, fazer o plantio em nível e rotação das culturas, utilizar plantas recuperadoras e fazer a cobertura do solo.

      Às 14h15min, foi realizada a 4ª Exposição do Gado Leiteiro, uma das atrações mais esperados pelo público. Organizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Exposição apresentou a qualidade e genética leiteira, assim como o capricho das propriedades rurais, através do desfile de 57 animais, pertencentes à 27 produtores do município. O gado foi julgado pelo Veterinário Daniel de Quadros.

      Ainda à tarde, em parceria com a Rádio Sarandi AM, a cultura gaúcha ganhou seu momento de destaque, por meio do Programa Sábado Galponeiro, que transmitiu mais um tradicional Encontro de Gaiteiros. Às 22h00min, os pavilhões foram fechados para a visitação, para que a festa pudesse continuar no lonão, com o animado show da Banda GDÓ. Em seguida, a diversão ficou por conta da Banda Munique. A noite também contou com um grande número de pessoas presentes.

      No domingo, os pavilhões foram abertos às 09h00min. Em seguida, às 10h00min, ocorreu a procissão e benção dos carros, máquinas e motoristas, na Av. Jacob Wagner Sobrinho, em frente à Praça Municipal.

       Concomitantemente, alunos e professores promoveram a adesivação dos carros com o mascote e slogan do Projeto de Educação Fiscal, desenvolvidos nas Escolas durante os últimos meses.

       Às 11h30min, autoridades municipais participaram do ato de inauguração do Centro de Exposições do Gado Leiteiro, importante obra executada com recursos próprios da Administração, para trazer mais comodidade aos visitantes da Exposição.

      Logo após, no mesmo local, houve a entrega da premiação para os expositores do gado leiteiro.

      Grande Campeã Raça Jersey – Valsírio Kusler

      Grande Campeã Raça Holandesa – Nelson Liell

      Apesar da grande quantidade de público presente nos demais dias e atividades da Feira, foi na tarde de domingo o período de maior circulação de visitantes, sendo que, neste mesmo período, também acontecia, no lonão, o Baile da Terceira Idade promovido pelo Grupo Esperança, da Linha Cachoeirinha, com animação da Banda Só Alegria.

       E, ainda, uma integração entre peões e prendas – a 2ª Festa Campeira – com diversas provas campeiras, organizadas pelo CTG Porteira Aberta.

      Ainda às 15h30min do domingo, no estande da Prefeitura Municipal, foi realizada a Premiação do Concurso de Escolha do Mascote e Solgan do Projeto de Educação Fiscal em Nova Boa Vista, na qual foram contemplados com tablets e certificados os alunos Felipe Poncio, Lucas Merten, Bruna Ewerling e Eduarda Jahn e as professoras  Leandra Merten e Emanuelle Faccienda. 

      Ocorreu, ainda, a Premiação do Concurso de Vídeos Temáticos sobre Nova Boa Vista, na qual foram contempladas com um rodízio de pizza e certificados as turmas 202 (pela categoria Ensino Médio) e 8° Ano (pela categoria Ensino Fundamental) da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Mathias Anschau, com as produções sobre os temas “Colonização em Nova Boa Vista” e “Saúde em Nova Boa Vista”, respectivamente.

      O Concurso, organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, teve como objetivos principais resgatar acontecimentos históricos da comunidade Novaboavistense e traçar um panorama das diversas atividades que predominam o município, bem como, desenvolver a criatividade e o senso estético e artístico dos participantes. As produções demandaram muita pesquisa, empenho e mobilização de alunos, professores e famílias, tanto na fase da produção, quanto na divulgação, uma vez que a exibição e a votação dos melhores vídeos efetuou-se de forma popular, em plataforma digital, a fim de envolver um maior número de espectadores.

         No mesmo ato, ocorreu a assinatura de convênios com o Esporte Clube Juvenil, da Linha Mirim, e Clube Esportivo e Recreativo, da Linha Jaboticaba, através dos quais os mesmos foram beneficiados com auxílios de R$7.000,00 cada, para executarem as reformas de suas sedes esportivas. Com isso, a Administração concluiu a cedência de auxílios financeiros para todos os times do município, perfazendo um investimento total de R$42.000,00.

         Na sequência, deu-se mais um sorteio do Bolão do ICMS (Campanha de Aumento da Arrecadação e Valorização do Comércio Local), no qual foram contemplados com um ar condicionado 9.000 BTU marca Consul, o cidadão Gilmar José Wagner (cautela n° 32.857) e, com uma lavadora de roupas 8Kg marca Electrolux, o munícipe Peterson Debona (cautela n° 34.127). O fechamento dos pavilhões e encerramento da Feira deu-se às 19h00min.

        O Poder Público Municipal, a Comissão Organizadora e a Associação Comercial Industrial Serviços e Agropecuária (Acisa) sentem-se imensamente orgulhosos e felizes com o sucesso da 6ª Kolonie Fest. Neste sentido, agradecem a todos os patrocinadores, apoiadores, entidades parceiras, colaboradores, expositores, produtores que participaram da Exposição do Gado Leiteiro, público local e regional, que prestigiou o evento, enfim, a todos que deram sua colaboração para fazer desta uma das maiores feiras da região, reafirmando o município de Nova Boa Vista como a terra dos grandes eventos.


 

                     Breve Histórico da Kolonie Fest

 

                    A Kolonie Fest surgiu no ano de 2006, por meio de uma iniciativa da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município, com o propósito de homenagear todos os agricultores de Nova Boa Vista, contando com a participação de 43 expositores, a fim de divulgar a agroindústria e o artesanato local.

                   Na sua segunda edição, em 2007, foram incorporadas à feira algumas atividades, como a exposição do setor moveleiro, do artesanato, bazar, comércio e agroindústria. A 2ª Kolonie Fest também inovou com a mostra de terneiras do Centro de Cria e Recria e a escolha das primeiras soberanas da feira. Desde então, a feira passou a ser realizada de dois em dois anos.

                   A partir da terceira edição, a feira consolidou-se como um grande evento. O público, além da visitação interna, pôde observar a diversificada exposição de máquinas e equipamentos na parte externa, bem como conhecer a qualidade do gado leiteiro. Os shows e bailes proporcionaram, ainda, momentos de cultura, lazer e integração, destacando a alegria com que vive o povo Novaboavistense e atraindo sempre um grande público da região.

                  A cada edição em que acontece, a Kolonie Fest vem demonstrando crescimento contínuo. Sua trajetória até aqui demonstra a grande satisfação dos expositores e dos visitantes em participar da mesma, gerando excelentes resultados em todos os setores que a feira abrange.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal