Prefeitura Municipal de Nova Boa Vista


Sábado, 29 de Abril de 2017
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Notícias do Município

Atividade leiteira e qualidade de vida da família rural são abordados em tarde de campo


A propriedade da família Furini, localizada no interior de Nova Boa Vista, é uma das propriedades destaques na atividade leiteira no município. Na última sexta-feira (17), o casal, Flávio e Suzete Furini, abriu sua propriedade para receber mais de cem produtores e estudantes para uma tarde de campo com foco na atividade leiteira e na qualidade de vida da família rural. O evento fez parte da Semana do Município e foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater/RS-Ascar.


Há apenas dez anos Flávio e Suzete retornaram ao meio rural e reassumiram a propriedade. Flávio é técnico agrícola, formou-se na área de informática e decidiu trabalhar na cidade. Percebendo a possibilidade de geração de renda e melhor qualidade de vida proporcionada no meio rural, o casal retornou à propriedade. “Eu não voltaria a trabalhar na cidade, de jeito nenhum. Não troco meu trabalho aqui. A gente é muito feliz em trabalhar aqui na propriedade”, exclamou o produtor.


A atividade leiteira é ainda mais recente na história da família. Há apenas seis anos Flávio e Suzete iniciaram os investimentos na atividade e, hoje, já se tornaram referência para outros produtores do município. “Não tem atividade melhor do que a atividade leiteira. Optamos pelo leite pela renda mensal que ela nos proporciona”, afirmou.


Aos poucos, o casal começou a investir em tecnologia, buscando a diminuição da penosidade e maior facilidade do trabalho, uma vez que a mão de obra da propriedade é reduzida. Hoje, a produção leiteira mensal da família é em média 16,8 mil litros, com 22 vacas em lactação. A intenção da família é chegar a 40 animais, em um planejamento para dois anos. Com uma área abundante de água, a família implantou sistemas de irrigação em 4,75 hectares de pastagens.


Em uma das estações da Tarde de Campo, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, falou sobre os programas de governo existentes que ajudam a subsidiar a implantação de sistemas de irrigação nas propriedades rurais. Na propriedade dos Furini, inicialmente foi implantado um sistema de irrigação através do Programa Irrigando a Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e mais tarde esse sistema foi ampliado, por meio do Programa Mais Água Mais Renda, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi).


Técnicos da Secretaria da Agricultura também falaram sobre pastagem Tifton e sobre a área de pasto da propriedade, explicando o trabalho realizado desde a implantação, adubação e manejo.


Já o assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, falou sobre gestão da propriedade e da atividade leiteira, divulgando ainda as ações do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. A família Furini está inserida no Programa e vem desenvolvendo ações para melhoria do planejamento e da gestão da propriedade. Sangaletti ressaltou as anotações e os controles que são importantes para os produtores realizarem na propriedade. “A atividade leiteira é movida pela geração e adoção de tecnologia, mas para isso o produtor tem que manejar conhecimento”, destacou.


Na estação organizada próximo à residência da família foram abordados temas importantes que envolvem o bem-estar e a qualidade de vida das famílias rurais. A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Thais Albarello, falou da importância da produção de alimentos, lembrando da Campanha Regional “Produza seu alimento e colha saúde”, que já está na terceira edição.


Aproveitando a ocasião, a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura apresentaram duas campanhas municipais que serão desenvolvidas com as famílias rurais de Nova Boa Vista. A primeira promove a qualidade de vida através do saneamento básico nas propriedades que ainda não possuem. “A campanha vem pra intensificar aquilo que a gente já vem realizando. Queremos proporcionar mais qualidade de vida às famílias. Saneamento básico é saúde”, salientou Thais. Para esse projeto, a Prefeitura disponibilizará horas máquina e cascalho e as famílias envolvidas deverão adquirir os poucos materiais necessários para a construção da fossa séptica.


Outra campanha que será instituída no município visa a valorização das propriedades rurais. Todas as propriedades serão identificadas. Cada acesso de propriedade receberá uma placa com o nome dos proprietários. O embelezamento do entorno ficará a cargo da família. Essa ação foi inspirada na Campanha Regional “Minha propriedade, meu paraíso”, realizada pela Emater/RS-Ascar nos 42 municípios da região.


Participaram da tarde de campo o prefeito de Nova Boa Vista, Daniel Thalheimer, o secretário municipal da Agricultura, Erno Klein, o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, e demais lideranças.


Texto: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen (com edição)



Outras Notícias

Contemplados do Programa Nota Fiscal Gaúcha de Março receb (...)
12/04/2017
A Nota Fiscal Gaúcha é um programa do governo do Estado que visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação, por meio do estím (...)


Legislativo aprova Projeto de Lei para incentivo aos produto (...)
12/04/2017
O Poder Legislativo de Nova Boa Vista aprovou por unanimidade na noite de ontem, terça-feira (12), o Projeto de Lei Nº 042/2017 de autoria do Executivo Municipal, a fim de conceder incenti (...)


21º Torneio Municipal de Bolãozinho encerra comemorações (...)
29/03/2017
Na tarde do último domingo, 26 de março, a Administração Pública Municipal de Nova Boa Vista promoveu, juntamente com o Clube de Bolãozinho Estrela Azul, de L (...)


Conselho Agropecuário realiza reunião
28/03/2017
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Nova Boa Vista esteve reunido na tarde da última sexta-feira, 24 de março, para discutir e tomar decisões acerca de (...)


Poder Legislativo presta homenagens em sessão solene
27/03/2017
O Poder Legislativo de Nova Boa Vista, como de costume, também esteve participando da programação da Semana do Município: na última segunda-feira, dia 20 de mar&cced (...)


Município brinda 25º aniversário e escolhe soberanas da 7 (...)
22/03/2017
O Poder Público de Nova Boa Vista realizou, na noite do último sábado, 18 de março, em parceria com a Etnia Alemã do município, o jantar típico da enti (...)


Farmacêutica do município apresenta reestruturação da fa (...)
22/03/2017
Na última terça-feira, dia 21, o secretário de saúde, Jackson Laerte Zwirtes, e a farmacêutica da UBS, Letícia Selbach de Oliveira, estiveram reunidos com o Se (...)


Feira Municipal da saúde é sucesso em sua 2ª edição
17/03/2017
Integrando as atividades preparadas para a Semana do Município – em comemoração ao 25° aniversário de emancipação político-administrativa &nd (...)


Ato solene marca abertura oficial da Semana do Município 20 (...)
14/03/2017
A fim de comemorar junto com os munícipes o 25º aniversário de emancipação político-administrativa do município, uma série de atividades est&aacut (...)


Contemplados do Programa Nota Fiscal Gaúcha de Fevereiro re (...)
06/03/2017
A Nota Fiscal Gaúcha é um programa do governo do Estado que visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação, por meio do estím (...)


Final do Campeonato de Futebol Sete - Taça Boa Vista Planej (...)
02/03/2017
Aconteceu no último sábado, dia 25 de fevereiro, nas dependências da sede da empresa Boa Vista Planejados, mais uma grande final do Campeonato de Futebol Sete Taça Boa Vista (...)


Prefeitos da região tomam posse como Presidentes da Junta M (...)
01/03/2017
Foi realizada na manhã de terça-feira, 21 de fevereiro, a cerimônia de posse de diversos prefeitos da região como presidentes da Junta de Serviço Militar de seus resp (...)


21º Torneio Municipal de Bolãozinho têm inscrições aber (...)
01/03/2017
Mais uma edição do tradicional Torneio Municipal de Bolãozinho de Nova Boa Vista já está sendo organizada. Na última quinta-feira, 23 de fevereiro, representa (...)


Contemplados do Programa Nota Fiscal Gaúcha de Janeiro reti (...)
24/02/2017
A Secretaria Municipal de Finanças comunica que, no último sorteio do Programa Nota Fiscal Gaúcha, realizado no dia 26 de janeiro de 2017, foram contemplados os seguintes mun&iacu (...)


Município prepara programação para comemorar o 25º anive (...)
23/02/2017
A fim de comemorar junto com os munícipes e toda a região o 25º aniversário de emancipação político-administrativa de Nova Boa Vista – ocorrida em (...)



Página 1 de 32   << >>


 
Início | A Prefeitura | Administração | Comunicação | Mapa do site
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal